Esta é a postagem de estréia do nosso blog. Aqui será um espaço em que os colaboradores: Jéssica Bem, Juliana Rodrigues, Júlio César, Rebeca Feitosa e Andreza Caroline compartilharão suas opiniões a respeito da Ditadura Militar brasileira ,e as conseqüências que aqueles anos deixaram para nós, brasileiros, desde a dívida externa até o campo cultural.
Intelectuais, estudantes, artistas, trabalhadores, tortura e violência são os ingredientes dessa época. O teatro e a música floresceram na ditadura, como forma de expressão, e revolta às atitudes dos militares, os quais ao mesmo tempo em que pregavam o nacionalismo, abriam as portas para as multinacionais e mesmo tempo em que inflamavam moralismo, roubavam o dinheiro do povo. Assim sendo, o que nos fez escolher esse tema, foi o quanto a volta ao passado pode mudar o nosso presente.
Na época da ditadura, houve um engajamento dos artistas e estudantes, mas e hoje? Enquanto o Brasil passa por uma série de escândalos envolvendo corrupção, poucos protestos são feitos, a maior parte da sociedade intelectual está passiva às reinvidicações. Em contrapartida, alguns artistas como Zeca Baleiro, Gabriel O Pensador e rapper’s ainda expõem esse tema em suas composições.
Bem, para concluir a nossa apresentação, esse blog não foi uma iniciativa nossa. Ele foi proposto pelo professor Albino Dantas, mas já está nos conquistando, pois aqui teremos um contato com a História que vai além de ler textos e fazer provas. Nós vamos dar a nossa visão sobre o tema. O afastaessecalice foi nomeado assim em homenagem à música Cálice composta por Chico Buarque e Gilberto Gil, grandes compositores do período ditatorial e que até foram exilados por fazer esse tipo de composição. A canção é toda escrita em subentendidos, sendo o ‘cálice’ mencionado no texto, não aquele que abriga o vinho e sim, o ‘cale-se’ repressor.
Explicado o nome, vamos nos despedindo e avisando que será feito um rodízio entre os colaboradores e os textos serão postados de 10 em 10 dias.
http://www.youtube.com/watch?v=wV4vAtPn5-Q [Cálice-Chico Buarque/Ditadura]
Jéssica Bem.
4 comentários:
Muito boa a idéia! Ditadura Militar é um assunto bastante explorado hoje em dia. Agora, meus queridos, me digam: qual será a linha escolhida? A ditadura como um todo ou a cultura de resitência que nasce a partir dos intelectuais? Se quiserem, tenho alguns livros sobre.
Xerão!
Parabéns pela estreia, e por esse nome que em deixou sem palavras! Estou certa de que este blog não deixará a desejar! Ótimos integrantes no grupo!
Tudo de bom, minha gente! ;)
Saudações
Marce
Muito bom! A juventude daquela época tinha mais consciência política do que a nossa.
Naquele período, a economia evoluiu rapidamente (vide o milagre econômico de Médici) porém o lado social não era cumprido. Sem falar nos enormes dívidas que se fizeram no FMI. A Angra 1 e 2, por exemplo, saíram mais caras que Brasília, mas até que são mais úteis, pois alimentam 50% da energia do Rio ao invés de concentrar os famosos bandidos de paletó!
Parabéns e boa sorte!
Eu adorei. Já te disse.
Parabééns.
beeeeeijo.
Postar um comentário